"Em defesa do meio ambiente, das futuras gerações e do planeta Terra"

Só 2% dos celulares são reciclados

Apenas 2% dos brasileiros destinam seus celulares usados para a reciclagem, embora 74% acreditem que essa é uma atitude positiva para o meio ambiente. O número é baixo mas está em sintonia com a média mundial: apenas 3% dos celulares vendidos voltam à linha de produção.

Os números fazem parte de um levantamento realizado pela fabricante de aparelhos Nokia, em que foram consultadas 6,5 mil pessoas em 13 países, com o objetivo de traçar estratégias para incentivar o recolhimento dos celulares e baterias que não são mais usados . Boa parte dos entrevistados (44%) deixa os aparelhos guardados em casa. No Brasil, esse número cai para 32%, enquanto 29% dos consumidores dão o celular para outra pessoa e 10% jogam o aparelho antigo no lixo comum - contra 4% da média mundial.

O baixo índice de reciclagem dos aparelhos é causado tanto pela ausência de leis que obriguem as empresas a adotar procedimentos de coleta e destinação como pelo desconhecimento, por parte do consumidor, de que pode destinar seu celular antigo à reciclagem - 50% dos pesquisados afirmam não saber como reciclar o aparelho.

No Brasil, onde o mercado de telefonia celular cresce em média 20% ao ano e a base de usuários chega a 125 milhões de pessoas, as operadoras de telefonia celular e fabricantes começam a adotar iniciativas de recolhimento dos aparelhos.

A Vivo passou a coletar aparelhos usados em suas lojas desde 2006. Este ano a companhia ampliou o programa para a rede de assistência técnica, num total de 3,4 mil locais. Desde o início do ano já foram recolhidos 815 mil itens, sendo 450 mil aparelhos, a maioria com a antiga tecnologia CDMA.

"Ainda é muito pouco, perto de um universo de 45 milhões de aparelhos que são vendidos todo ano. Mas a expansão dos pontos de coleta já começa a dar resultados", diz Marcelo Alonso, diretor de relações institucionais da Vivo. Segundo o executivo, cada usuário fica em média 18 meses com um aparelho.

Em março, a operadora Claro também criou um programa de recolhimento, em 140 lojas próprias. Até o final do ano, a empresa pretende chegar a 3,3 mil pontos de coleta, incluindo os agentes autorizados.

Em geral, o recolhimento e o desmonte dos aparelhos e baterias são feitos por empresas especializadas, que separam os componentes plásticos, circuitos eletrônicos e metais. Ainda não existe obrigatoriedade de coleta de aparelhos. A exceção são as baterias fabricadas até 2000, que continham metais pesados como cádmio, chumbo e mercúrio - a resolução 257/1999 do Conama prevê a responsabilidade, por parte do fabricante, de retirar as baterias de circulação.

RIGOR

Entre os fabricantes, a preocupação é se antecipar a uma legislação mais rigorosa - no Congresso já se discute uma política de responsabilidade pós-consumo, que obrigaria a indústria a arcar com parte do ônus pelo lixo tecnológico. "Já existe a consciência do consumidor, que não quer jogar o celular no lixo comum. A grande lacuna é a falta de informação sobre como reciclar o aparelho", diz Luciana Souza, gerente de responsabilidade social da Nokia do Brasil.

A Nokia tem um programa incipiente de coleta, com 162 pontos em todo o País. Os aparelhos e acessórios ficam armazenados em um depósito da empresa, antes de serem desmontados por empresas especializadas. Cada item segue um destino diferente. Os visores, por exemplo, podem ser reaproveitados pela indústria de brinquedos eletrônicos ou para fabricar novos celulares.

Fonte: www.estadao.com.br

 

 

Cadastro de Empresas

Faça parte das buscas.

Cadastre-se!!!

Sucatas e Reciclagem

Mural de Anúncios

Anuncie grátis!!!
  

Comprador?

Faça parte do nosso
Banco de Dados.

Cadastre-se!!!


Divulgação de Leilões e Dicas para um bom arremate

Como Achar Sucatas?

A Sucatas.com divulga o segredo de como achá-las.
Depois é só anunciar grátis.

Sucata é matéria-prima para obras de arte

Defesa ao Consumidor

Proposta Duvidosa, Venda ou Compra ? 
Consulte agora!!!

Sucata
Reciclagem
Materiais
Meio Ambiente
E muito mais

Recicle e ajude a coletar!!!
Veja os pontos de coleta aqui.

Relação de eventos e cursos.

Enquete


Fazemos questão de conhecer o seu perfil, para atendê-lo cada vez melhor.

Fale Conosco

@
Dúvidas e Sugestões

Links

Selecionamos alguns sites Nacionais e Internacionais que merecem uma visita.

Lembre-se

Crônica

Você é uma peça importante!
"A Máquina de Escrever"

Anúncio Grátis | Cadastro Geral | Download | Empresas e Segmentos | Fale Conosco 
 Home Page | Quem somos | Links | Mural de Anúncios  | Notícias | Pesquisa | Serviços 

Copyright © Sucatas.com - e-mail: sucatas@sucatas.com
Desenvolvimento © Internetmídia